A Quinta do Patudos promove regularmente cursos destinados a quem queira proporcionar ao seu cão um treino inicial com o objetivo de que ele aprenda comandos simples, mas essenciais, de obediência básica (senta, deita, fica, aqui, etc.) e de que tenha comportamentos adequados no quotidiano (não pular para cima de pessoas, caminhar junto a si sem puxar a trela, ignorar distrações, etc.). 

Ao longo destes cursos aprenderá a utilizar no treino do seu cão métodos positivos, sem castigos ou punições, de modo a reforçar a confiança e a ligação do seu cão a si.  Aprenderá, ainda, a brincar com o seu cão e a ensinar-lhe alguns truques e habilidades.

 

Próximas datas e horários:
- A divulgar brevemente.

 

These courses are also available in English. For more information go to the English version of this page by clicking here!

Estes cursos proporcionam a aquisição de noções básicas, teóricas e práticas, sobre como educar e treinar com reforço positivo o seu cão ou cachorro. Resumidamente, o reforço positivo consiste em premiar, recompensar com algo de que o cão goste, os comportamentos adequados e em ignorar os comportamentos indesejados. Caracteriza-se pelo não uso de castigos e de instrumentos aversivos, isto é que causem dor ou incómodo ao cão, como estranguladoras ou coleiras de bicos.

Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de aplicarem o conceito de treino com reforço positivo para ensinarem aos seus cães comportamentos de obediência básica (sentar, deitar, ficar, responder à chamada, caminhar junto com e sem trela), para lidarem com alguns comportamentos indesejados (saltar para cima das pessoas, ladrar na rua a pessoas e a outros cães, puxar a trela nos passeios, não responder à chamada quando está sem trela, etc.) e para lhes ensinarem truques e habilidades simples. 

Alguns exemplos de exercícios realizados em cursos anteriores 

  • Brincar_-_Play
  • Brincar_-_Play2
  • Brincar_-_Play3
  • Chamada_-_Recall
  • Fica_-_Stay
  • Senta_-_Sit
  • Senta_-_Sit2
  • Truques_-_Tricks

 

Este curso destina-se a pessoas que pretendem educar e treinar de forma adequada os seus próprios cães. Pelo contrário, este curso não é adequado para quem pretenda adquirir formação para o exercício de funções de treinador de cães de outras pessoas.

Estes cursos têm a duração de 8 horas (2 sessões de 4 horas). São realizados com grupos pequenos (máximo 4 cães) em horários diferenciados, para que todos possam aprender e praticar de um modo mais proveitoso! O custo da participação é de 50€.

Os Cursos de Educação e Treino Básico de Cães e Cachorros são orientados, em regime de voluntariado, por membros da Quinta dos Patudos com formação nesta área. As receitas revertem integralmente para efectuar melhoramentos na Quinta dos Patudos que é uma infra-estrutura gerida sem fins lucrativos.

 Programa dos cursos:

 
  SESSÃO 1 SESSÃO 2
TEORIA Como aprendem os cães (socialização, condicionamento clássico e condicionamento operante). Uso de recompensas e castigos para modelar comportamentos. Treino com reforço positivo: recompensas. marcadores, timming, critérios, técnicas para ensinar novos comportamentos (capturing, luring, moulding e shaping), etc. Como trabalhar a mudança de comportamentos indesejados (alterações ambientais e dessensibilização por contra-condicionamento). Como ensinar comportamentos complexos (shaping e back-chaining). Utilização de motivadores e de jogos para reforçar a ligação do cão ao condutor.
PRÁTICA Uso de marcadores mecânicos (clicker) e verbais para capturar comportamentos simples (toca, olha, aqui). Ensino de posições (senta, deita, de pé). Ensinar a "ficar". Trabalhar a chamada ao comando ("aqui"). Caminhar ao lado com trela. Ensino de truques e habilidades simples. Ensinar  a ignorar, a deixar/largar e a trabalhar o autocontrolo (esperar). Brincar com o cão (jogos de puxar e jogos de ir buscar). Jogos e atividades com equipamentos de desportos caninos.

 

Cada participante só pode participar com um cão. Não é permitida a participação sem cão.

A participação nestes cursos está sujeita ao cumprimento das regras gerais de utilização do Parque Rural Canino Quinta dos Patudos, nomeadamente no que respeita à idade dos cães, à identificação com microchip, vacinação e desparasitação obrigatórias e à proibição de infligir aos cães quaisquer maus-tratos, físicos ou psicológicos e de utilizar metodologias e instrumentos de treino aversivo (coleiras estranguladoras, de bicos e elétricas). 

Para se inscrever preencha o formulário a seguir apresentado. Depois de o submeter, será contactado pela Quinta dos Patudos para proceder ao pagamento da taxa de inscrição e, desse modo, confirmar a sua inscrição.

 

comments