"À Descoberta da Quinta" são eventos que a Quinta dos Patudos está a realizar mensalmente até à abertura ao público do parque rural canino prevista para o próximo outono.

Os objetivos destes eventos são divulgar o trabalho que estamos a desenvolver para instalar a Quinta dos Patudos e, simultaneamente, experimentar algumas atividades que vão poder ser realizadas no parque rural canino quando esta estrutura estiver em pleno funcionamento.

O primeiro evento "À Descoberta da Quinta" realizou-se no passado dia 25 de abril e nele participaram 15 patudos acompanhados pelos respetivos humanos (“donos”). Esta atividade, a que chamámos "Jogar com os Patudos" proporcionou aos participantes a possibilidade de passarem uma tarde divertida com os seus cães participando em jogos por equipas (para fomentar a interação entre os participantes humanos) que exigiam somente a cooperação entre os patudos e os seus “donos”. As equipas, constituídas no início da atividade, foram batizadas com nomes de plantas existentes no trilho ambiental da Quinta dos Patudos e que são representativas do matagal mediterrânico ali existente: rosmaninho (Lavandula stoechas), lentisco (Pistacia lentiscus) e sargaço (Cistus monspeliensis). Com esta iniciativa, facultou-se a oportunidade aos participantes de percorrerem o trilho ambiental da Quinta de um modo lúdico e de contactarem de perto com a flora local, com o intuito, também, de promover o conhecimento, a valorização e a proteção do matagal mediterrânico, numa perspetiva de educação ambiental.

https://www.youtube.com/watch?v=iuGUySTOi4c

A Quinta dos Patudos pretende ser um espaço onde os humanos podem, entre outras atividades, brincar sozinhos ou em grupo, com os seus patudos e em contacto com a natureza, e esta atividade serviu para comprovar esta finalidade do futuro parque rural canino.

O próximo evento "À Descoberta da Quinta" realizar-se-á no próximo dia 16 de maio, entre as 16:00 e as 19:00 horas, e será de natureza um pouco diferente da do realizado em abril. Em maio, o evento irá chamar-se "O meu cão (não) vem à chamada" e nele iremos conversar sobre estratégias que podem contribuir para melhorar a resposta dos patudos à chamada pelos seus humanos (“donos”) e testar alguns exercícios e jogos que podem ser usados com este propósito.

A participação neste evento será totalmente gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia. Existe um número limitado de vagas com cão, sendo possível assistir à atividade sem cão, de forma igualmente gratuita.

comments