Há um ano, a 18 de outubro de 2015, abriu ao público o Parque Rural Canino “Quinta dos Patudos”, um projeto sem fins lucrativos que começou a ser delineado em 2013 com o objetivo de responder à escassez de espaços devidamente equipados para realizar de modo adequado e em segurança atividades com cães.

 

 

A partir do próximo mês de dezembro a Quinta dos Patudos vai reatar a realização regular de treinos de Obediência Desportiva (*) (Obedience) orientados por Pedro Araújo, do Doggy Clube com o objetivo de promover a aprendizagem e a prática deste desporto por todos os interessados, praticantes individuais ou de clubes e escolas.

Pedro Araújo venceu por três vezes o campeonato nacional de obediência desportiva e representou o país em mais de uma dezena de competições internacionais. É fundador e responsável por uma das mais prestigiadas escolas portuguesas de treino canino, o Doggy Clube, que tem sede no Montijo e uma delegação na Póvoa do Varzim e que promove a iniciação e o treino em várias modalidades desportivas para cães.

Estes treinos destinam-se a quem pretenda iniciar ou aperfeiçoar a prática deste desporto canino utilizando o reforço positivo como metodologia de treino.

Os treinos de Obediência Desportiva no Parque Rural Canino Quinta dos Patudos, em São Bartolomeu de Messines, realizar-se-ão de 3 em 3 semanas e serão realizados aos domingos entre as 9h00 e as 13h00.

O número de vagas para estes treinos é limitado e os membros do Clube de Obediência da Quinta dos Patudos e os restantes sócios da associação Quinta dos Patudos  têm preferência no acesso aos mesmos e em condições mais vantajosas. No entanto, estas sessões de treino estão, também, abertas a todos os interessados, praticantes individuais ou de clubes e escolas.

Para informações mais detalhadas, os interessados deverão enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ligar para o 933 715 709.

 

13227001 1800625470166792 5590539051266226800 n(*)O Obedience é um desporto canino que tem como objetivo ensinar os cães a executarem um conjunto de exercícios em cooperação com o condutor. Caminhar junto do condutor com e sem trela, permanecer deitado, sentado ou de pé, afastado do condutor esperando que ele regresse, responder prontamente à chamada, ir buscar um objeto e entregá-lo, deitar-se, sentar-se e colocar-se de pé à ordem do condutor... Estes são alguns dos exercícios de Obediência Desportiva que os cães devem aprender a executar. No Obedience é valorizada a perfeição de execução dos exercícios e a motivação do cão que não deve, também, apresentar sinais de ansiedade ou medo. Ou seja, condutor e cão devem ter um bom relacionamento.

 

O Clube de Agility, que resulta de uma parceria estabelecida entre a Quinta dos Patudos e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, iniciou as suas atividades no passado dia 6 de março.

O Agility é o desporto canino com maior projeção a nível mundial. Atividade canina inspirada no hipismo, surgiu em Inglaterra há cerca de 25 anos. O cão conduzido pelo seu condutor tem que ultrapassar uma série de obstáculos (saltos, túneis, pneu, passerelle, slalom, balancé, paliçada e salto em comprimento) no menor tempo possível e com o mínimo de faltas possível. O agility é uma exelente atividade para canalizar de um modo adequado a energia do seu cão, proporcionando-lhe exercício fisíco e cognitivo e contribuindo para reforçar a sua ligação com ele.



Este clube pretende proporcionar aos interessados a oportunidade de praticarem com os seus cães aquele que é o desporto canino mais popular em todo o mundo. As sessões de trabalho deste clube decorrem aos domingos, das 16 às 17 horas e nelas são realizados, em grupo, exercícios para trabalhar as diferentes competências necessárias à prática deste desporto. Complementarmente, e no âmbito deste clube, serão organizadas regularmente atividades de natureza formativa (sessões de treino, workshops e outras) orientadas por treinadores e/ou atletas exteriores à Quinta dos Patudos.


A participação neste clube é reservada aos sócios da Associação Quinta dos Patudos ou da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines e está sujeita ao pagamento de uma mensalidade de 20,00€ que inclui as sessões de trabalho semanais e as atividades formativas regulares orientadas por treinadores e/ou atletas exteriores à Quinta dos Patudos

 

Joomla contact form by 123ContactForm